Parece que todos estão destinados à terra prometida da Indústria 4.0, onde os processos digitalizados abrem novos horizontes de inovação. Ao implementar tecnologias “inteligentes” baseadas em internet das coisas (IoT), as empresas industriais e de produção estão ansiosas por alcançar novos níveis de eficiência, construir relações com os clientes mais responsivas e até mesmo desenvolver modelos de negócios inteiramente novos. Mas as organizações não chegarão à Indústria 4.0 a menos que consigam alcançar aquilo em que muitas vêm trabalhando há anos: a convergência da tecnologia da informação (TI) e da tecnologia operacional (TO).
“A convergência TI/TO não é opcional neste momento. Ela está se tornando uma aposta na competição em qualquer mercado”, disse Jonathan Lang, gerente de pesquisa para estratégias globais de TI/TO na IDC.
Ainda assim, há muito trabalho a fazer. De acordo com a pesquisa IT/OT Convergence MaturityScape Benchmark de 2019 da IDC, apenas cerca de 5% das empresas alcançaram uma convergência totalmente otimizada e quase 75% estão nos estágios iniciais a intermediários de implementação, de acordo com a IDC.
Desafios da Convergência TI/TO
A dificuldade de unir TI e TO não é segredo. “Existem dois grupos, dois conjuntos de tecnologia e dois conjuntos de preocupações”, disse Sid Snitkin, vice-presidente de serviços de consultoria em segurança cibernética do ARC Advisory Group, uma consultoria tecnológica focada na indústria, infraestrutura e cidades.
Os departamentos de TI lidam com o processamento, armazenamento e entrega de informações de negócios a executivos e gerentes, enquanto os ambientes de TO são onde as matérias-primas são coletadas, a fabricação ocorre e os produtos são entregues. Nos ambientes de TI são utilizados servidores, serviços em nuvem e dispositivos pessoais de última geração; o tempo de inatividade é considerado uma necessidade ocasional que deve ser gerenciada. Contudo, no mundo do OT, as fábricas devem funcionar continuamente durante semanas, meses e até anos seguidos. A mudança acontece gradualmente, se é que acontece.
Tal como os carris de uma linha ferroviária, a tecnologia dos sistemas de informação e a tecnologia operacional pareciam seguir um curso paralelo que nunca se encontraria. Mas o que pode ser verdade para as ferrovias não é verdade no mundo da tecnologia empresarial. Embora algumas empresas ainda tratem estas duas disciplinas como competências separadas, mas iguais, a maioria descobriu que há muito a ganhar com a convergência de TI e TO — o suficiente para compensar o que muitas vezes é uma árdua tarefa de integração.
Benefícios da Convergência de TI e TO
O principal benefício da convergência geralmente é o custo. Manter duas redes separadas –e possivelmente extensas– é uma proposta cara. Ao fundir redes, poderá ser possível reduzir a quantidade de equipamento de rede necessário, uma vez que algumas partes da rede convergente acabarão por cumprir uma função dupla, servindo tanto o lado industrial como o de escritório de uma empresa.
Uma rede física convergente também facilita muito o compartilhamento de dados, o que, conforme observado, pode beneficiar os processos executados em ambos os lados do negócio. Mas também pode significar que os dados podem ser tratados de forma mais imediata e que os recursos de armazenamento de dados podem ser combinados para obter benefícios económicos adicionais. A TI e as unidades de negócios que ela suporta serão mais inteligentes quando os dados em tempo real da TO forem incorporados em seus conjuntos de dados para análise aprimorada, possibilitando práticas como fabricação just-in-time e gerenciamento geral mais inteligente da cadeia de suprimentos.
A equipe de TO pode combinar dados de vendas e marketing de TI com os volumosos dados que coleta para controlar os processos de fabricação com mais eficiência, para que possam aumentar a produção de produtos mais vendidos e, ao mesmo tempo, reduzir a fabricação de produtos com vendas fracas.
Superando Obstáculos à Convergência TI/TO
A convergência TI/TO é um grande desafio que envolve a alteração de procedimentos para ambas as disciplinas técnicas. Alguns dos obstáculos que as organizações devem enfrentar incluem:
- Escala de conectividade.
- Inventário de dispositivos.
- Firmware e outras atualizações.
- Criptografia.
- Ajuste para diferentes tipos de dados.
Mesmo com esses desafios, a convergência TI/TO é essencial para alcançar os objetivos da Indústria 4.0 e manter a competitividade no mercado em constante evolução.
Mantenha-se à frente com a LGPD2U. Nossa equipe especializada está pronta para ajudá-lo a proteger seus dados e fortalecer sua posição no mercado! Contamos com soluções especializadas para proteger as operações da rede de TO da empresa enquanto integram com a TI. Confie em nós para garantir a segurança e eficiência em suas operações de convergência TI/TO.